Golden Retriever

Conheça mais sobre o Golden Retriever

O Golden Retriever que conhecemos hoje foi criado a partir do cruzamento de diversas raças, entre elas, o Flat-Coasted Retriever, o Tweed Water Spaiel (raça já extinta), Setter Irlandês e do Bloodhound. Essa enorme mistura aconteceu porque se procurava um cão de porte médio, com faro apurado e que auxiliasse seu dono nas caçadas, buscando os animais abatidos tanto na terra como na água, inteligente, obediente, fácil de treinar, e calmo.

Atualmente assim como o Labrador Retriever, essa raça vem sendo muito utilizada como guia para cegos, na terapia com deficientes físicos e mentais, pela polícia para farejar drogas ou ainda atuando no resgate de sobreviventes em desastres. O Golden Retriever também atua como ótimo terapeuta na recuperação de doentes em hospitais, principalmente crianças e idosos.

Como cão de companhia, se mantém sempre junto dos familiares em casa, mas está sempre disposto a atividades. Adora longos passeios, além de ser excelente nadador. É inteligente, de treinamento muito fácil, além de conviver muito bem com crianças, pois é brincalhão e afável. Além disso, se dá muito bem com outros cães e até mesmo com gatos.

É um cão de porte grande, robusto, que necessita de exercícios físicos diários, mas que se adapta bem a locais pequenos. Hoje inclusive é muito comum vê-lo em apartamentos, devido ao seu temperamento tranqüilo.