Shih Tzu

Conheça a história do Shih Tzu

Shih Tzu

Sua origem remonta a antiga China, seus ancestrais conhecidos são Lhasa Apso e Pequinês,

vindo a ser conhecido fora da China somente no inicio do século XX. Independente, brincalhão e muito curioso, o Shih Tzu adora permanecer próximo ao seu dono e ser muito mimado! Mas gosta também de ter liberdade, ignorando, muitas vezes, as ordens recebidas. Por isso é necessário que elas sejam claras, mas amáveis, para que sejam obedecidas e seguidas. É uma raça dócil, que interage bem com outros cães e com gatos. Costuma acompanhar os donos constantemente durante os deslocamentos pela residência. Devido ao porte pequeno e baixa atividade, é uma ótima opção de raça para criação em ambientes de espaço limitado como casas pequenas e apartamentos. Fisicamente se destaca pela postura firme, semblante dócil e pelagem.

Gostam de ficar no colo, recebendo muito carinho, afeto e amor e ficam felizes ao acompanhar os donos por horas num sofá, desde que recebam atenção. É uma raça nobre! Algumas vezes são pura arrogância e insolência, outras são coragem e educação. Mas uma coisa é certa – eles nunca são orgulhosos demais para deixar de rolar pelo chão com seus brinquedinhos barulhentos. Vai sair, quer levá-lo? Saiba que o Shih Tzu é uma das melhores raças de colo! – para muitas pessoas, a melhor; não só pelo tamanho, mas pelo comportamento. Ideal para pessoas muito ocupadas, que não têm muito tempo para brincadeiras, o Shih Tzu fica muito bem sozinho em casa. E seu porte pequeno lhe confere outra vantagem: Ele não necessita de passeios constantes, uma vez que a movimentação dentro de casa já é o suficiente para ele.

Outro fator importante que vale ser destacado é que a raça se adapta bem em espaços pequenos – portanto, se você mora em apartamento, o Shih Tzu é um cão perfeito para você!

O único cuidado extra que você tem que tomar para ser um dono exemplar da raça é a manutenção do cuidado diário de escovação do pelo, para evitar a formação de nós. Com suas graciosas franjas, barba e bigodes, essa raça realmente não passa despercebida. Mas, além da aparência, há outros fatores que fazem com que ele seja muito querido.

É um cachorro independente, mas que ama seus donos e, mais importante, sabe se comportar. Se você estiver a fim de brincar, eis que ele o seguirá; se você quiser ficar quieto, concentrado em outra coisa, ele o deixará de lado. E seu porte pequeno lhe confere outra vantagem: ele não necessita de passeios constantes, uma vez que a movimentação dentro de casa já é o suficiente para ele. Outro fator importante que vale ser destacado é que a raça se adapta bem em espaços pequenos – portanto, se você mora em apartamento, o Shih Tzu é um cão perfeito para você. Os cuidados extras que você tem com um Shih Tzu, incluem escovação diária, para evitar a formação de nós em seu pelo.

Fisicamente podem chegar a atingir os 27 cm na cernelha e pesarem até 8 kg. É considerado um típico animal de companhia, apesar de menos ativo que outros de mesmo porte.

Em aspectos cognitivos, a raça apresenta uma inteligência acima da média, sendo os exemplares bastante observadores, curiosos, exploradores do ambiente e buscam grande empatia emocional com os donos. É um cachorro robusto, solido e bastante peludo. Tem patas curtas, com bons ossos e musculosas. A cabeça é grande e redonda, possui orelhas largas, caídas e cheias de pelos. Tem a cauda alta sobre as costas e parece um espanador de pelos longos. Seu pelo é longo e denso. Pode apresentar variadas cores. Requer cuidados diários com os pelos, seja para prevenir que embaracem ou para evitar arranhões nos olhos. É importante realizar limpeza dentaria regular. É recomendado que o Shih Tzu não fique exposto a altas temperaturas.